Explorando um novo lar

É uma exposição de fotografias feitas por adolescentes em Boa Vista (RR), resultado do trabalho de alunos brasileiros e venezuelanos de escolas públicas da capital ou que vivem em abrigos para refugiados e migrantes. Escolas e abrigos são, inicialmente, mundos muito distintos, mas as imagens colhidas apontam para uma convergência no olhar e uma curiosidade própria dos jovens dispostos a redescobrir o seu redor através da lente fotográfica.

O curso introdutório, realizado pelo Instituto Pirilampos em parceria com o Fundos das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), teve o objetivo de ensinar não apenas a fotografia como técnica, mas também como arte de sensibilização, proporcionando uma ferramenta de inclusão social. O processo fortaleceu o reconhecimento do espaço onde se vive como cenário de redes de identificações individuais e coletivas essenciais na vida de qualquer pessoa.

No caso de refugiados e migrantes, a perda de espaços familiares faz parte dos prejuízos gerados pela migração forçada, que retira as pessoas do seu convívio social e coloca em lugares alheios às suas histórias, costumes e relações.

A experiência fotográfica permite uma nova forma de se apropriar do espaço para reconstruir relações de identidade por meio dos diferentes registros que captam lugares, objetos e pessoas. Neste sentido, as fotografias revelam como, mesmo diante das restrições particulares de cada espaço – seja a casa ou os abrigos – os adolescentes mantêm um olhar vivo. Trata-se de uma força particular deste momento da vida, em que a reafirmação do seu eu e do seu espaço (no sentido literal ou figurativo) é uma conquista diária.

O Projeto

A mostra fotográfica Explorando um novo lar é resultado da oficina de fotografia ofertada a adolescentes entre 12 e 17 anos em 07 abrigos da Operação Acolhida, a resposta humanitária do Governo Brasileiro e parceiros para refugiados e migrantes da Venezuela. As oficinas também contaram com a participação de estudantes de seis escolas públicas estaduais de Boa Vista.

Esses adolescentes, tanto venezuelanos quanto brasileiros, integram a Rede de Jovens Comunicadores, um grupo ativo de mais de 168 adolescentes que debatem, produzem e disseminam conteúdo em suas comunidades sobre temas diversos como saúde mental, fake news, xenofobia e prevenção à covid-19.

A rede faz parte da estratégia Súper Panas, que são espaços seguros para crianças e adolescentes refugiados e migrantes implementados pelo UNICEF e parceiros, como o Instituto Pirilampos. Hoje, existem mais de 25 Súper Panas em abrigos e centros de triagem de Roraima, Amazonas e Pará.

Nos Súper Panas, meninos e meninas participam de atividades educativas, recebem apoio psicossocial e proteção, além de usarem a comunicação como forma de empoderamento, integração e ação social positiva. É neste contexto que se insere a presente exposição fotográfica, fruto ainda de atividades nas escolas com o propósito de fortalecer trocas entre adolescentes e combater a xenofobia.

Curadoras da Exposição

GRESLIZ AGUILERA

Venezuelana. Estudante da Escuela de Medios Audiovisuales da Universidad de los Andes. Tem participado de diversos curtametragems acadêmicos e profissionais do gênero de ficção e documentário, como cinegrafista e assistente de fotografía.
Algumas atuações como produtora-geral:
Documentário “Por onda anda Makunaíma”; curtametragem “Lustitua”, de Fernando Cermeño;
“Ao lado da estrada”, de Ricardo Chetuan – Prêmio Lei Aldir Blanc.
Como roteirista e diretora:
“Un Litro” (2015), curta-metragem de ficção que retrata um dia na vida de uma mãe solteira, no meio da crise inflacionária na Venezuela.

AIMARA ALLEN MELEÁN

Licenciada em Educação, Magna Cum Laude. Habilitação em Ensino Infantil e Fundamental I, na Universidade Central da Venezuela, e Especialização em Educação para o Uso Criativo da Mídia. Possui mais de 20 anos de experiência na área educativa. Criadora da @criativa.cor. Professora de oficinas de fotografia, arte e criatividade para crianças, adultos e docentes. Autora de livros e diversas publicações para docentes e crianças.

CELESTE GUADARRAMA

Venezuelana. Estudou Fotografia para cinema, na Escola de Medios Audiovisuais da Universidad de los Andes, em Mérida, Venezuela. Atualmente, atua nas áreas de audiovisual, design e publicidade, tendo participando como moderadora e coordenadora em projetos direcionados à tecnologia na educação, (Technology for good lab); Empreendedorismo digital (Plataforma Dignify); Mercado laboral e integração econômica (Programa Migralab e Rede de integração socioeconomica CIEDS), dentro do contexto migratório, em Roraima.

Bastidores da Oficina
FOTOS DE CONCEIÇÃO ESCOBAR
Equipe de Comunicação para o Desenvolvimento
do Instituto Pirilampos

Mariann Mesquita
Presidente do Instituto Pirilampos

Virgínia Guedelho

Coordenadora de C4D

Luísa Coelho
Supervisora de C4D

Elias Freitas
Assessor de Monitoramento e Tecnologia

Edwin Leonardo
Interlocutor Comunitário

Fagner Camelo
Interlocutor Comunitário

Apoio
Financiamento
No âmbito da